Moradores do distrito de Nova Gease, município de Nova Brasilândia D’Oeste denunciaram na manhã dessa sexta feira (06), a precária situação de uma ponte que liga as duas cidades. Segundo os moradores, foi preciso construir uma espécie de “passarela” sobre o madeiramento original da ponte, usando tábuas e até cordas. A providência não surtir muito efeito, já que garante passagem segura apenas para pedestres e motociclistas se arriscam. A trecho entre Nova Gease e Brasilândia por essa estrada (praticamente interditada por causa da ponte), tem 20 km. A rota alternativa tem 80 km, o que dificulta principalmente o escoamento da produção rural.
Segundo o agricultor Paulo César Pereira Alves, morador na região, a situação é perigosa e o descaso da administração é visível. “Não podemos considerar que existe uma ponte aqui. Isso precisa ser construído de forma adequada. Todo ano a situação se repete e temos que improvisar, construindo verdadeiras “pinguelas”. As pessoas arriscam a vida, mesmo passando a pé”, reclamou ele.
O ajudante Geral, Ademir Fernandes Siqueira, de 35 anos, afirmou que: “a ponte é muito útil para a comunidade, com a ponte o distrito de Nova Gease teria melhorias em todos os setores. E, a ponte nem pode ser interditada, pois dessa forma nós ficamos ilhados, sem poder sair da cidade de Gease”. Completou Fernandes.
Segundo informações, a Câmara de Vereadores já protocolou pedido de providências assinado por nove vereadores e encaminhado ao DER/RO, já que a estrada é de responsabilidade do Estado, mas até o momento não receberam nenhuma resposta.
Fonte: Brasilândia Notícias