Detentos usaram objetos para quebrar concreto onde fica grade. Tentativa de fuga foi frustrada pelos agentes, diz Sejus.
Detentos do Centro de Ressocialização de Ariquemes (RO) tentaram fugir da unidade prisional no último fim de semana, no Vale do Jamari. Segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários e Socioeducadores de Rondônia (Singeperon), os presos estavam tentando arrancar a grade da ‘janela’ de uma cela para escapar da prisão.
A tentativa de fuga foi descoberta durante uma revista feita na cela. “Ao entrarem na cela, os agentes penitenciários notaram que os presos estavam arrancando a massa de chumbamento onde tem a grade da janela. Mais alguns minutos e eles teriam fugido”, diz Clebes Dias, vice-delegado do sindicato.
O Singeperon diz que ainda não sabe quantos presos estavam na cela onde teve a tentativa de fuga. No local foram encontrados vários objetos que estavam sendo usados para arrancar a massa de concreto.
Em nota, a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) confirmou a tentativa de fuga no Centro de Ressocialização, mas destacou que os agentes ‘frustaram’ a ação dos apenados.
Fugas no presídio
Várias fugas foram registradas no Centro de Ressocialização de Ariquemes. A última foi em 20 de outubro, quando seis detentos escavaram um túnel de cerca de dois metros de profundidade e, com isso, conseguiram ter acesso ao pátio da penitenciária. Na sequência, escalaram as grades de contenção e escaparam.
Fonte: G1/Ro