Quatro pessoas que estavam em festa em Porto Velho dão positivo para Covid-19, diz Sesau; veja o vídeo


Outras 37 pessoas são investigadas pelo sistema de saúde por causa de duas festas. O caso também é investigado pela Secretaria da Segurança por ser considerado um crime contra a saúde pública.

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) confirmou na manhã desta terça-feria (14) que quatro novos casos de Covid-19 foram confirmados em Porto Velho após uma família realizar duas festas em casa. Uma delas aconteceu no dia 4 de abril e a segunda no último sábado (11).

O secretário de saúde, Fernando Máximo, confirmou que 17 pessoas que estavam na festa estão sob vigilância, pois apresentam sintomas sugestivos ao novo coronavírus. Elas já estão isoladas.

Além disso existem outras 16 pessoas que não estavam na festa, mas tiveram contato com os infectados. Ou seja, 37 pessoas são investigadas pelo sistema de saúde por causa de duas festas.

A equipe de epidemiologia do município destacou que já enfrenta dificuldades para os trabalho diários e foi um desgaste ter de fazer a rede de vigilância com visita nas casas para identificar e avisar aqueles que tiveram contato com as pessoas presentes nas festas.

O caso também é investigado pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), por ser considerado um crime contra a saúde pública.

“Foram atos extremamente irresponsáveis e inconsequentes. As providências foram solicitadas à Polícia Civil para que no mais curto prazo se inicie um inquérito e as investigações sejam concluídas para que todos, dentro da medida de sua culpabilidade, sejam devidamente responsabilizados”, disse o coronel José Hélio Cysneiros Pachá, secretário de segurança.

Confira a coletiva de imprensa

Novo boletim

Durante coletiva nesta manhã, a Sesau reiterou que o boletim com as atualizações dos casos do novo coronavírus não foi lançado na segunda-feira (13) porque o município de Porto Velho informou a grave situação provocada pelas festas.

“A partir disso tivemos algumas pessoas positivas, confirmadas para coronavírus, muitos outros contatos dessas pessoas que também estavam na festa estão apresentando sinais e sintomas e aí o município estava processando esses casos, investigando caso a caso, e como é um número grande de pessoas isso demorou um pouco, por isso que não foi lançado o boletim ontem”, disse o Fernando Máximo, secretário da Sesau.

Ele ainda afirmou que a situação muda completamente o cenário de pandemia em Rondônia. “Nós temos sete novos casos confirmados, desses quatro estavam na festa, mais 17 pessoas que também estavam na festa e que estão sendo investigadas, estão apresentando sintomas. Em breve a gente vai poder confirmar ou descartar esses casos, mas possivelmente confirma-se que são 17 pessoas a mais [com a doença]. Temos além desses mais 16 que também estão sendo investigados, não estavam na festa, mas podem ter tido contato com alguém que estava na festa”, diz Máximo.

Festa em Porto Velho

Circula pelas redes sociais um suposto vídeo da festa realizada em Porto Velho (RO). Um evento que tem causado polêmica e que segundo as informações virou caso de polícia.

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) informou que acompanha e investiga a realização da festa, que reuniu aproximadamente de 30 pessoas, pois haviam pessoas que testaram positivo para a doença, entre elas três diagnósticos de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari e um de Porto Velho.

O secretário Fernando Máximo afirmou em pronunciamento sobre o fato que será feita uma rigorosa investigação sobre para apurar a responsabilidade criminal de que cada um dos participantes dos eventos.

Veja o suposto vídeo da festa:

Fonte: G1 RO, Rolim Notícias


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *