Vídeo mostra como serras teriam entrado em presídio de Ariquemes


Vídeo mostra como serras teriam entrado em presídio de Ariquemes

Imagens de câmeras de segurança revelam como serras teriam entrado no Centro de Ressocialização de Ariquemes (RO) no Vale do Jamari. No último fim de semana sete detentos conseguiram fugir da unidade, sendo que quatro foram baleados pela polícia penal e dois morreram.

No vídeo (assista acima), é possível observar uma pessoa arremessando pacotes para o interior do Centro de Ressocialização. Outra câmera de segurança, já dentro da unidade, mostra um detento que estaria no banho de sol jogando o pacotes para uma das celas.

De acordo com o sindicato dos agentes penitenciários, os pacotes estariam recheados com serras. A Corregedoria da Secretaria de Justiça (Sejus) e a Polícia Civil investigam para comprovar ou descartar se a entrada desses objetos está diretamente ligada com a última fuga na unidade.

“O que tem que acontecer é um trabalho de revista diário, no qual nós fazemos, mas com poucos servidores. E tem uma enxurrada de trabalho que demanda tempo, tem quase 600 presos na cadeia e nós não conseguimos fazer um trabalho suficientemente capaz de acabar com esse tipo de problema”, disse Clebes Dias, do sindicato dos agentes penitenciários.

O centro foi inaugurado em Ariquemes em 2017 e 15 fugas já foram registradas na unidade, que também enfrenta problema de superlotação: são 591 detentos, mas a capacidade é para 200.

Em nota, a Sejus informou que após ter conhecimento intensificou as revista nas celas e também disse que todo o aparato lançado dentro da unidade foi apreendido. A secretaria ressaltou que mobilizou 10 servidores, além do efetivo normal, de forma ininterrupta para intensificar a segurança.

A Sejus ainda explicou que o intervalo de tempo entre o arremesso dos ilícitos e a fuga é de dois meses.

Fonte: G1 RO


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *