A Prefeitura de Porto Velho mantém alerta constante nestes primeiros meses do ano, período em que é comum o nível do rio Madeira ultrapassar a média. Nesta sexta-feira (19), o nível do rio Madeira mediu 15,39 metros. Em 2020, nesta mesma data, o nível era de 15,29.
Neste período, como as chuvas são constantes, as casas próximas aos igarapés são mais vulneráveis. A Defesa Civil do município recomenda à população alguns cuidados com higiene para evitar acidentes e doenças. As famílias que residem próximas ao rio devem ficar atentas com o nível das águas.
No Acre, o secretário Nacional de Defesa Civil, Alexandre Lucas, alertou para um possível fechamento da BR-364, que liga o Acre a Rondônia. As informações foram repassadas durante reunião do governador Gladson Cameli com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, na tarde de quinta-feira (18), em Brasília (DF).
Ele afirmou que o volume de chuvas está muito grande e que as previsões são preocupantes. O secretário relatou que o gabinete que monitora as enchentes da bacia do Madeira detectou que o rio já está no limite de sua cota de transbordo, porém, a previsão é de que aproximadamente 100 milímetros de chuva ainda ocorram nos próximos dias, o que, consequentemente, agrava a situação.
Fonte: Rondoniaovivo