Volta às aulas na rede estadual de Rondônia está marcada para 22 de fevereiro


15 estados anunciaram a volta às aulas, ao menos de forma remota, para este mês de fevereiro.

Apenas Goiás já havia iniciado suas atividades escolares em janeiro passado.

Por conta da pandemia de Covid, o calendário das escolas públicas no Brasil sofreu atrasos e mudanças.

Além de Goiás, os 15 estados que já retornaram às atividades nos últimos dias ou anunciaram a retomada para as próximas semanas são:

– Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, , Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Outros 9 estados e o Distrito Federal programam o retorno das atividades escolares a partir de março. Apenas o estado da Bahia não informou uma previsão de retorno.

A maioria decidiu começar essas primeiras aulas com ensino remoto, para implementar de forma gradativa o retorno dos trabalhos presenciais. O objetivo em grande parte dos casos é estabelecer uma forma híbrida de aulas: parte virtual, parte na escola novamente.

Para isso, em muitos casos haverá rodízio de alunos por causa de salas de capacidade menor – para manter o distanciamento entre cadeiras.

No levantamento abaixo foi considerada a forma de ensino na retomada das atividades. Algumas localidades vão começar com aulas remotas e depois progredir para o esquema híbrido.

Rede estadual em Rondônia

As aulas na rede estadual estão previstas para retornarem dia 22 de fevereiro por ensino remoto. Em coletiva de imprensa realizada no último dia 02 de fevereiro, o secretário do Governo disse que o governador havia determinado o retorno das aulas presenciais no estado, primeiramente, aos alunos do 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. Porém, o secretário de Educação ainda não confirmou se isso deverá acontecer.

Rede municipal em Rondônia

Apenas Porto Velho definou que as aulas retornam também no dia 22 de forma remota. Os outros municípios, até o fechamento desta matéria, não haviam se manifestado. O decreto publicado pelo governo do estado deixou a cargo dos prefeitos decidirem sobre retorno das aulas municipais.

Rede de ensino particular em Rondônia

Na noite de segunda-feira (1º), o Governo de Rondônia publicou um novo decreto permitindo o retorno das aulas presenciais nas instituições de ensino privadas de educação infantil, fundamental, médio e superior em todos os municípios do estado.

De acordo com o decreto nº 25.784, a volta deve ser realizada de forma gradual seguindo o limite de ocupação estabelecido a cada fase de distanciamento social, com prioridade de retorno às aulas do pré-escolar e com data determinada pela própria instituição.

Esse retorno gradual deve seguir a seguinte forma:

Volta às aulas na rede estadual de Rondônia está marcada para 22 de fevereiro

Fonte: Da Redação TribunaTop


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *