O caso de sinistro aéreo foi registrado na tarde desta quarta-feira, 29 de Setembro, em uma plantação nas dependências de uma fazenda localizada nas proximidades da Lagoa Azul, a cerca de 40 km da área urbana de Vilhena/RO.
A reportagem do jornal Rota Policial News acompanhou o deslocamento da unidade de resgate do Corpo de Bombeiros Militares e de um veículo oficial do CENIPA (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) do aeroporto Brigadeiro Camarão ao local do sinistro.
Conforme apurado, o piloto e o copiloto do avião PT-LMU do Grupo de Operações Aéreas (GOA) do Corpo de Bombeiros Militares de Rondônia saíram de Porto Velho/RO e deslocavam-se com a aeronave para a cidade de Formosa/GO, onde o avião passaria por manutenções.
Durante o deslocamento, a aeronave começou a apresentar problemas, tendo os bombeiros decidido se deslocar para o aeroporto de Vilhena/RO para tentar pousar.
Contudo, o avião apresentou pane, o que impediu o pouso no aeroporto Brigadeiro Camarão em Vilhena, sendo que para evitar que a aeronave caísse e causasse uma tragédia, os dois bombeiros militares realizaram um pouso de emergência.
Eles pousaram a aeronave em uma estrada dentro de uma plantação de soja, tendo a aeronave quebrado o trem de pouso e apresentado alguns danos materiais.
A ação rápida e eficaz dos bombeiros fez com que ambos saíssem ilesos do acidente aéreo, graças ao conhecimento técnico dos pilotos.
O CENIPA deverá realizar uma perícia no local do acidente aéreo para levantamentos técnicos da ANAC na quinta-feira, 30 de Setembro.