As chuvas que tem caído ao longo da semana em Rondônia, deixou a cidade de Alta Floresta debaixo d’água. Imagens aéreas mostram a dimensão dos danos aos munícipes.
Segundo a prefeitura municipal, essa pode ser considerada a pior enchente da histórica de Alta Floresta. Escolas, prédio da prefeitura, do Forum Eleitoral, casas e comércios foram tomados pela enchente do rio que corta o município, que afeta principalmente o bairro Princesa Isabel. A enchente também isolou o distrito de Geasa e a terra indígena Rio Branco.
Segundo o coordenador municipal de Defesa Civil, Anderson Guizolfe, as estradas vicinais 42,5, 45 e Linha 160 também foram isoladas. Segundo a Defesa Civil, aproximadamente 15 famílias estão desalojadas.
Por conta da enchente, Giovan Damo (União Brasil), prefeito de Alta Floresta, decretou situação de emergência. O decreto, preparado junto à Defesa Civil da cidade, foi assinado nesta terça-feira (21) e ainda deve ser publicado em Diário Oficial.
Segundo o prefeito, a escolha pela situação de emergência leva em consideração que os danos registrados até o momento são apenas materiais. Não foram registradas mortes na cidade por conta da enchente causada pelas chuvas.
“Está sendo providenciado o decreto de situação de emergência, não cabe outro, porque graças a Deus não tivemos mortes, então vamos decretar situação de emergência”, afirmou Damo.
O prefeito afirmou ainda que a situação é histórica para a cidade. “Já tinha ocorrido [outras situações de enchentes], mas com a água onde tá chegando aqui é histórico”, disse o prefeito.
Fonte: Da redação TribunaTOP