Colisões de veículos em postes causa problemas na rede elétrica


Em 2022 foram registradas em Rondônia 157 ocorrências de colisões de veículos em postes. Somente neste ano,  já foram registradas 26 ocorrências.

A colisão em postes pode ferir ou ocasionar mortes. Na rede elétrica, leva à interrupção de energia em residências, escolas, comércios e hospitais, além de causar transtornos no trânsito. Um levantamento realizado pela Energisa em Rondônia aponta que a maioria das ocorrências acontece durante a madrugada. A cidade de Vilhena lidera o ranking de acidentes, seguida de Porto Velho e Cacoal.

Em 2022, 112 mil consumidores tiveram o fornecimento de energia interrompido por conta deste tipo de  acidente. De janeiro a março deste ano, aproximadamente 50 mil clientes sofreram com o problema. Para minimizar esse impacto, a Energisa tem investido cada vez mais em tecnologias e medidas de prevenção. “A Energisa investe continuamente na automatização da rede elétrica para reduzir o número de clientes atingidos em situações como esta. Contamos com um Centro de Operação Integrado moderno que permite esse monitoramento 24 horas por dia e quando a situação permite, realiza manobras telecomandadas para restabelecer a energia elétrica com segurança o mais rápido possível”, explica o Gerente de Operação, Filipe Lima.

Outro fator relacionado aos acidentes com postes é a responsabilidade de quem irá arcar com os prejuízos. O custo da substituição de cada poste é em média de R$10 mil, que será cobrado do infrator/condutor do veículo causador do sinistro.

Os cuidados devem ser redobrados nos fins de semana e feriados prolongados, quando muitas famílias costumam pegar a estrada. A incidência de chuvas também deve ser levada em consideração para evitar acidentes. Verificar os pneus e fazer a manutenção do veículo são fundamentais para assegurar uma direção segura. E, se beber, não dirija!

Em caso de colisão em poste, deve-se evitar sair do veículo, pois pode haver risco de choque elétrico, uma vez que podem existir cabos sobre o veículo ou próximos não visualizados pela vítima. Além do Samu e do Corpo de Bombeiros, é imprescindível que a Energisa seja imediatamente acionada para realizar todos os procedimentos com segurança. Quem for prestar socorro, deve também ficar afastado do veículo e acionar a Energisa.

Em casos de acidentes envolvendo a rede elétrica, informe a empresa pelos canais:
Site: energisa.com.br
www.gisa.energisa.com.br

Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular)

Call Center: 0800 647 0120

Whatsapp 69 9 9358-9673

Fonte: Assessoria para a redação Tribuna TOP


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sahifa Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.