Donos de aviões investigados por traficar mais de 1 tonelada de drogas em MT e RO são alvos da PF


As investigações começaram depois de uma apreensão de mais de 400 kg de cocaína em uma aeronave em Alta Floresta (MT).

Donos de aviões investigados por traficar mais de 1 tonelada de drogas em Mato Grosso e Rondônia são alvos da ‘Operação Aerium’ da Polícia Federal. Três suspeitos foram presos, na manhã desta quarta-feira (13), em Cacoal (RO), através de mandados expedidos pela 5ª Vara Criminal de Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá.

De acordo com a PF, os líderes do esquema e os donos das aeronaves foram identificados. Foram realizadas três grandes apreensões, totalizando 1.250 kg de cocaína. Também foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão.

Avião de pequeno porte é apreendido com drogas em MT — Foto: Cedida
Avião de pequeno porte é apreendido com drogas em MT — Foto: Cedida

Todas as diligências contaram com o apoio do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) de Mato Grosso e da Polícia Militar de Rondônia.

As investigações continuam, com especial atenção à prisão das lideranças e descapitalização das organizações criminosas.

Apreensões

 

Aeronave carregava mais de 400 kg de cocaína — Foto: Polícia Federal

Aeronave carregava mais de 400 kg de cocaína — Foto: Polícia Federal

As investigações começaram após a primeira apreensão que aconteceu em março deste ano, em Alta Floresta, quando um caça e uma aeronave foram empregados para monitorar um avião de pequeno porte que entrou no espaço aéreo brasileiro, sem autorização e sem plano de voo.

A aeronave foi detectada pelos radares da Força Aérea Brasileira (FAB). No avião foram encontrados em torno de 485 kg de cocaína. O piloto já não estava no local no momento da chegada dos policiais.

Policiais localizam droga próximo a pista de pouso em RO — Foto: PM/Divulgação
Policiais localizam droga próximo a pista de pouso em RO — Foto: PM/Divulgação

A segunda apreensão foi realizada em abril deste ano. Cerca de 383 kg de cocaína foram encontrados próximo a uma pista de pouso, no município de Pimenteiras do Oeste (RO). O entorpecente estava embalado em sacos plásticos.

A PF informou que integrantes de uma família se deslocaram em uma caminhonete até um parque estadual, possivelmente para receber a droga. Os policiais seguiram a rota da caminhonete e localizaram o veículo com três pessoas. Segundo a PM, não existiam elementos suficientes para prender as pessoas. Depois elas foram liberadas.

Ação conjunta entre forças de segurança terminou com a apreensão de 400 quilos de cocaína — Foto: Reprodução/PF
Ação conjunta entre forças de segurança terminou com a apreensão de 400 quilos de cocaína — Foto: Reprodução/PF

A terceira aconteceu em maio, entre as cidades de Cacoal (RO) e Rolim de Moura (RO), nas proximidades da balsa Bravasco, utilizada para fazer a travessia no Rio Machado. Um homem foi preso com uma carga de 390 kg em uma caminhonete.

Dentro do veículo os policiais também encontraram um rádio transmissor.

Nome da operação

 

O nome da operação faz referência ao transporte da droga pelo modal aéreo, com a utilização de pistas de pouso clandestinas, que era o principal meio de transporte utilizado pelo grupo criminoso.

Fonte: G1/RO


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *