A 2ª fase da Operação Mapinguari, deflagrada pela Polícia Militar, para retirar os invasores de toda a área do Parque Estadual Guajará-Mirim, unidade de proteção integral, já resultou na aplicação de aproximadamente R$ 27 milhões em multas.
Com aproximadamente 200 mil hectares, o Parque Estadual de Guajará-Mirim está localizado em Guajará-Mirim e em Nova Mamoré. Há anos a região vem sofrendo com desmatamento provocado por invasores.
O trabalho de desocupação, que começou há 17 dias, após determinação judicial, está sendo coordenado pelo Ministério Público de Rondônia, em conjunto com as forças de segurança do Estado e órgãos de assistência social.
Segundo o Comandante da Operação, tenente-coronel Adenilson Silva, mais de 20 km de cercamento foram cerradas, e cerca de 200 barracos foram derrubados pelas equipes em campo.
Durante o cumprimento da determinação, foram apreendidas seis armas de fogo e cerca de 1.500 cabeças de gado encontradas no interior do Parque. Cerca de 1 mil abordagens foram realizadas nas linhas de acesso à região.
Fonte: rondoniagora