Em novembro de 2023 acontece em Ilhéus, na Bahia, a cerimônia de premiação do 5º Concurso Nacional de Cacau Especial – Sustentabilidade e Qualidade. Nesta edição, quatro produtores de Rondônia estão entre os finalistas e disputam o título de melhor cacau do Brasil em duas modalidades: Varietal e Blend/Mistura.
“Quatro produtores são finalistas, com cinco amostras inscritas em duas categorias. Temos os produtores Geraldo Lopes da Silva, de Colorado do Oeste, Robson Tomaz de Castro Calandrelli, de Nova União, e Deoclides Pires da Silva, de Jaru, que concorrem na categoria Blend. Já na categoria Varietal temos o André Luiz Vicente, de Nova União, e mais uma vez o Deoclides Pires da Silva, representando o nosso estado”, destaca Marcileide Zirondi, Analista do Sebrae e Gestora do Projeto do Cacau em Rondônia.
O Concurso Nacional de Cacau Especial tem o objetivo de incentivar a melhoria da qualidade e da sustentabilidade na produção de cacau por todo o Brasil, divulgando o fruto a partir dos chocolates especiais e promovendo este segmento junto ao consumidor. Crescendo a cada ano, o concurso vem se consolidando como principal premiação do cacau brasileiro.
Conforme pontuou Marcileide, os produtores rurais e empreendedores rondonienses estão fazendo o dever de casa para qualificar a sua produção, com a incorporação de boas práticas de manejo e também incorporando inovação e design aos produtos derivados do cacau.
“Os produtores de Rondônia mais uma vez se destacam como finalistas nesta premiação nacional, demonstrando que a retomada da Cacauicultura no estado passa pela produção de produtos de qualidade, para agregar valor e assim remunerar melhor os empreendedores rurais. O Sebrae RO só tem a comemorar esta conquista, juntamente com os parceiros que cumprem a missão de desenvolver a cadeia produtiva do Cacau”, enaltece.
Entre as principais ações desenvolvidas pelo Sebrae em Rondônia, com foco no cacau, estão os projetos Identificação Geográfica de Procedência e Cacau Sustentável de Rondônia, uma iniciativa que tem o objetivo de fornecer aos produtores locais ferramentas de gestão de propriedade rural, práticas sustentáveis de manejo, além da introdução de inovação e tecnologia na cadeia produtiva. O Sebrae também incentiva o cooperativismo dos agricultores do cacau rondoniense, pois ele permite acesso a novos mercados, alavancar as vendas e desenvolver um modelo de negócio sustentável e de sucesso. São parceiros do Sebrae o Governo de Rondônia: Sedec, Emater e Seagri e ainda, Senar, Idaron, Ifro, Câmara Setorial, Embrapa, MAPA, Ceplac e Centro de Inovação do Cacau em Ilhéus.
Nesse cenário, o Sebrae RO, além de proporcionar oportunidades aos cacauicultores e empreendedores, também tem investido na qualificação técnica dos profissionais da Emater, Senar, Idaron e IFRO. O Sebrae, dentro das ações estratégicas relevantes para o segmento do Cacau, também tem apoiado negociações importantes para a implantação da Escola do Chocolate, com uma emenda parlamentar de R$ 5 milhões do senador Confúcio Moura, que já está na conta do IFRO.
Para mais informações sobre as ações do Sebrae, basta acessar o site www.sebrae.ro ou ligar gratuitamente para 0800 570 0800. Ou ainda acessar o Sebrae pelas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube (@sebraero).
Fonte: Assessoria para a redação Tribuna TOP