Segundo a empresa VoePass, ATR-72 é resistente a ‘temperaturas extremas, altitudes elevadas, pistas curtas, estreitas e não pavimentadas, aproximação íngreme’
Um avião caiu na cidade de Vinhedo, no interior de São Paulo, na tarde desta sexta-feira. Segundo o g1, trata-se de um bimotor de passageiros, modelo ATR-72, da empresa Passaredo, que saiu da cidade de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP). Hospitais de Vinhedo e Valinhos (SP) estão sendo mobilizados para receber possíveis feridos. O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Polícia Militar estão no local para socorrer os feridos.
Segundo o Corpo de Bombeiros de São Paulo, a queda ocorreu às 13h25 na rua Edueta, na altura do número 2.500. O local é próximo da rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324). Sete equipes estão empenhadas no resgate.
Veja como é modelo de avião que caiu em São Paulo
Aeronave ATR-72 pode transportar até 7,4 toneladas
Segundo o site da fabricante, o modelo é conhecido pela alta eficiência no gasto de combustível, além da baixa emissão de CO2. A aeronave, ainda de acordo com a empresa, apresenta bons índices de resistência a “temperaturas extremas, altitudes elevadas, pistas curtas, estreitas e não pavimentadas, aproximação íngreme”.
-
- “Com sua estrutura mais leve, velocidade otimizada e um motor projetado para setores curtos, o ATR 72-600 é, de longe, a aeronave regional mais eficiente em termos de combustível. A vantagem de queima de combustível do ATR gera custos e emissões mais baixos e o torna a aeronave ideal para mercados regionais. O ATR 72-600 é a aeronave de referência no mercado regional com economia imbatível. Os custos operacionais em jatos regionais concorrentes são pelo menos 45% maiores”, diz o site do fabricante.
O modelo conta com diferentes tamanhos, com capacidades que variam de 44 a 78 assentos. Com 27,17 metros de comprimento e 27,05 de envergadura (distância de uma ponta da asa à outra), essa aeronave pode transportar até 7,4 toneladas.
De acordo com a empresa, mais de 1600 aviões deste modelo já foram comercializados, em mais de cem países, tendo passado por mais de 1300 aeroportos e passando a viajar para mais de 150 novos destinos anualmente.
Avião que caiu em Vinhedo (SP) tinha 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo.