Quatro rondonienses estão entre brasileiros deportados dos EUA em primeiro voo da gestão Trump


Quatro cidadãos de Rondônia estão entre os 88 brasileiros deportados dos Estados Unidos no primeiro voo organizado após a posse do presidente americano Donald Trump, segundo informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A aeronave, que transportava 158 passageiros no total, pousou em Manaus (AM) na última sexta-feira (24).

Os deportados desembarcaram algemados e com os pés acorrentados, conforme registrado em imagens durante o desembarque. O voo tinha como destino Belo Horizonte (MG), mas a conexão em Manaus foi estendida devido à necessidade de manutenção na aeronave. Como resultado, a viagem para Minas Gerais foi cancelada, e alguns passageiros decidiram permanecer em Manaus antes de seguir viagem para Rondônia e Roraima.

No sábado (25), um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) foi mobilizado para transportar os deportados que aguardavam em Manaus. No entanto, ainda não há confirmação oficial sobre os detalhes do transporte dos rondonienses para seus estados de origem.

Medidas severas da nova gestão americana

Este voo marca o início de uma política de deportação rigorosa implementada pela gestão de Donald Trump, que iniciou seu novo mandato na última segunda-feira (20). Entre as novas regras de imigração anunciadas pela Casa Branca estão:

Restabelecimento da política “Permaneça no México”;
Construção de mais trechos do muro na fronteira EUA-México;
Fim do direito ao asilo para quem cruza a fronteira ilegalmente;
Envio de militares à região fronteiriça;
Punições mais severas para imigrantes ilegais envolvidos em crimes.

No primeiro dia de governo, Trump também revogou 80 decretos da gestão anterior, incluindo aqueles relacionados à reunificação de famílias separadas na fronteira e ao direito automático à cidadania para nascidos nos EUA.

Deportações e tensões no voo

Segundo a Casa Branca, mais de 500 imigrantes ilegais já foram presos desde a posse de Trump. A porta-voz Karoline Leavitt classificou a operação como “a maior deportação em massa da história”. Fotos e vídeos divulgados mostram deportados embarcando em aeronaves militares.

Relatos indicam que os passageiros enfrentaram dificuldades durante o voo para o Brasil. Após o pouso em Manaus, houve discussões devido ao calor na aeronave, e uma mulher passou mal. A tripulação precisou acionar a rampa inflável para desembarque, o que gerou atrasos e a necessidade de manutenção adicional no equipamento.

Com informações do g1


Comentários:

  • Comentários Facebook
  • Comentários Padrão (0)