Na manhã desta sexta-feira (24), a Polícia Civil de Rondônia deflagrou a Operação Incinerando, com o objetivo de desarticular uma célula de facção criminosa envolvida em homicídios qualificados, ocultação de cadáveres e na realização de um chamado “tribunal do crime” na região do Cone Sul do Estado. A operação teve atuação em três cidades, incluindo Porto Velho e Pimenta Bueno, além de cumprimento de mandados no Estado de Mato Grosso.
A ação foi coordenada pela 1ª Delegacia de Polícia Civil de Pimenta Bueno, em conjunto com a 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (2ª DRACO), do Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (DECCO). Também participaram a Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC), Delegacia Regional de Cacoal, Polícia Militar, CORE, Departamento de Polícia do Interior (DPI) e o Ministério Público de Rondônia.
Foram empregados aproximadamente 50 policiais civis e militares para o cumprimento de sete mandados de prisão temporária e cinco mandados de busca e apreensão domiciliar, expedidos pela 1ª Vara Criminal de Pimenta Bueno. Os investigados responderão pelos crimes de homicídio qualificado, ocultação de cadáver e organização criminosa.
As investigações apontam que a facção mantinha um sistema paralelo de “justiça”, no qual pessoas eram sequestradas, torturadas e executadas após “julgamentos” realizados por lideranças do grupo, muitas vezes conduzidos por videoconferência. Em seguida, os corpos eram ocultados para dificultar a descoberta dos crimes.
A Operação Incinerando integra a Rede Nacional de Combate ao Crime Organizado (RENORCRIM), que une forças policiais de diversos estados para enfrentar facções com atuação interestadual.
De acordo com a Polícia Civil, o nome da operação faz referência à intenção de “incinerar” e desestruturar as células criminosas que atuam na região, restabelecendo a segurança e a ordem.
A Polícia Civil reafirmou seu compromisso com o combate ao crime organizado e com a proteção da vida, destacando que ações integradas e permanentes continuarão sendo realizadas em Rondônia.
Fonte: Info Rondonia
190 Online Reportagens Policiais do Estado de Rondônia
















