Polícia Federal prende homem em Espigão D’Oeste por armazenamento de material de abuso sexual infantil


A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (21) a Operação Instans, com o objetivo de combater crimes de aquisição e armazenamento de material envolvendo abuso sexual de crianças e adolescentes. A ação foi realizada no município de Espigão D’Oeste (RO) e resultou na prisão em flagrante de um suspeito.

A investigação teve início após a recepção de informações por canais institucionais da PF, que indicavam a atuação de um indivíduo na prática criminosa. Com o uso de técnicas avançadas de rastreamento digital, os agentes conseguiram localizar o investigado e identificar os equipamentos utilizados.

Durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal, os policiais encontraram arquivos ilícitos armazenados em dispositivos eletrônicos do suspeito, caracterizando o flagrante. O homem foi preso no local e encaminhado à sede da Polícia Federal, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante.

O material apreendido passará por perícia detalhada, e o investigado poderá responder por crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que pune a aquisição, posse e armazenamento de conteúdo de abuso sexual infantojuvenil.

A Polícia Federal reforça que, embora o termo “pornografia infantil” ainda conste na legislação brasileira, a nomenclatura “abuso sexual de crianças e adolescentes” é considerada mais adequada, pois reconhece o caráter violento e criminoso desses atos.

Além da operação, a PF faz um alerta aos pais e responsáveis: é fundamental manter o diálogo aberto com crianças e adolescentes, orientar sobre os riscos da internet e acompanhar o uso de redes sociais, jogos e aplicativos. Mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou segredos sobre atividades online, podem ser sinais de alerta.

Fonte: Info Rondonia


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *