Entre a noite deste domingo (15) e a madrugada de segunda-feira (16) aconteceu o primeiro e único eclipse total da Lua em 2022. Que foi visível também em Rondônia.
O fenômeno ocorreu entre 23h e 01h (ou seja, 0h às 2h no horário de Brasília).
O que é a Lua de Sangue?
Ao longo da noite, os espectadores viram a “Lua sumindo com a sombra da Terra passando na frente”. Isso quer dizer: o Sol, a Terra e Lua se alinharão e a Lua passando na sombra da Terra.
Quando o evento chega em sua totalidade (perto de 00h11, horário de Rondônia), a Lua ficou avermelhada, isso é popularmente conhecido como “Lua de sangue”. Nesse caso, a explicação se dá pois os raios solares, apesar de serem encobertos pela Terra, continuam atingindo a superfície da lua, pois a luz do sol atravessa a atmosfera da Terra e é desviada.
O eclipse deste domingo pode ser observado não apenas no Brasil, mas em toda a América do Sul e América Central, parte da América do Norte, parte da Europa e parte da África.
Como observar o eclipse?
Nenhum equipamento especial foi necessário para observar o eclipse. A Lua de Sangue foi visível ao olho nu. Mas, o uso de binóculos ou de um telescópio melhora a visão e a intensidade da cor vermelha.
(VÍDEO: Vídeo mostra timelapse do eclipse lunar parcial mais longo visto em Tóquio.
Durante a noite de domingo (15), o Observatório Nacional, unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, realizaram uma transmissão ao vivo para mostrar o eclipse total da lua.
Fonte: G1