A Azul cancelou três rotas aéreas em Rondônia e vai reduzir outra linha. O motivo é a escalada no preço Querosene da Aviação (QAV), combustível necessário para a aviação civil.
Ao todo, quatro rotas serão impactadas. A empresa confirmou ao Rondoniaovivo, que está cancelando os voos de Porto Velho a Vilhena e suspendendo o início das operações em Ariquemes e Vilhena.
Essas duas últimas cidades, iriam começar a receber voos de Porto Velho diariamente, a partir de 1º de agosto deste ano. A ligação entre a capital e Vilhena já estava em operação desde abril.
A única rota regional que continuará ativa, será a de Porto Velho a Ji-Paraná, mas com redução da frequência aérea. A Azul não informou como será essa readequação.
“A Azul ressalta que, além dos voos entre Porto Velho e Ji-Paraná, segue operando normalmente e sem nenhuma alteração voos partindo dos municípios de Ji-Paraná, Vilhena e Cacoal com destino a Cuiabá”, disse a empresa em nota.
A companhia garantiu ainda que todos os passageiros que já compraram passagens para as rotas canceladas serão assistidos.
“[A Azul] lamenta a decisão e ressalta que a readequação de oferta é necessária neste momento, e destaca que espera poder avaliar a retomada das suas operações nestes mercados assim que for possível”.
Redução do imposto
O início dessas operações regionais em Rondônia só se deu após uma parceria entre o Governo do Estado e a Azul. O executivo reduziu em 21%, o ICMS (Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) em cima do Querosene da Aviação (QAV).
Esse benefício está em vigor desde o dia 1º de abril, segundo informou a Secretaria Estadual de Finanças (Sefin).
“Ainda que com todos os incentivos propostos pelo Estado em relação ao ICMS, a companhia precisou reduzir [e cancelar voos em Rondônia]”, comunicou a Azul.
Fonte: Rondoniaovivo