As investigações permitiram a identificação dos membros dessa organização criminosa.
A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 4 de outubro, a Operação Checker, com o objetivo de combater o crime de estelionato relacionado à obtenção fraudulenta de valores provenientes de Programas Assistenciais do Governo Federal.
As investigações tiveram início em 2022, após relatos sobre as atividades de um grupo criminoso especializado em estelionato contra a Caixa Econômica Federal, com o intuito de receber indevidamente o Auxílio Emergencial, um programa governamental criado durante a pandemia para fornecer uma renda mínima a trabalhadores de baixa renda.
As investigações permitiram a identificação dos membros dessa organização criminosa, que operavam em Porto Velho, no estado de Rondônia.
Os envolvidos enfrentarão acusações de estelionato majorado e organização criminosa, com penas que podem chegar a até 13 anos de reclusão quando somadas.
A denominação “Checker”, atribuída à operação, refere-se ao modus operandi adotado pela organização criminosa, que se valia de um aplicativo com o mesmo nome para facilitar a prática do crime.
Fonte: Jhnoticias