Um morador da Terra Indígena Rio Branco, procurou as autoridades para relatar que foi vítima de um possível golpe de estelionato praticado por meio de contato telefônico. O caso ocorreu no dia 24 de dezembro, deste ano e envolveu a subtração de valores de duas contas bancárias da vítima.
Segundo o relato, a vítima recebeu uma ligação de pessoas que se apresentaram como representantes de um suposto advogado responsável por acompanhar um processo judicial relacionado a um benefício de auxílio-acidente, que estaria em tramitação na comarca local. Para dar aparência de legitimidade à abordagem, os suspeitos enviaram documentos falsos por meio de aplicativo de mensagens, contendo nome e dados profissionais atribuídos ao advogado.
Convencida de que se tratava de uma informação verdadeira, a vítima foi orientada a acessar o aplicativo bancário em seu celular, sob a alegação de que o benefício havia sido liberado para saque. Durante o procedimento, os golpistas induziram a vítima a realizar operações que resultaram na retirada indevida de valores.
Ao todo, foram subtraídos R$ 550,00 de uma conta do Banco do Brasil e R$ 50,00 de uma conta da Caixa Econômica Federal. Após a realização das transferências, a vítima perdeu completamente o contato com os autores, não obtendo mais retorno por ligações ou mensagens.
O número de telefone utilizado pelos suspeitos foi informado às autoridades e deverá ser anexado ao procedimento investigativo, com o objetivo de subsidiar futuras diligências. O caso segue sob apuração.
As autoridades reforçam o alerta para que a população desconfie de contatos telefônicos que solicitem acesso a aplicativos bancários ou envolvam promessas de liberação de benefícios, orientando que qualquer dúvida seja confirmada diretamente junto a instituições oficiais ou profissionais devidamente conhecidos.
Fonte: www.190online.com
190 Online Reportagens Policiais do Estado de Rondônia
















