Batalhão Especializado no Combate ao Crime Organizado será criado pela Polícia Militar em Rondônia


O uniforme e viaturas serão apresentadas no evento.

O governo do Estado de Rondônia, por meio da Polícia Militar, realiza nesta terça-feira, 28 de maio de 2024, às 17 horas, no Quartel do Comando-Geral, na avenida Tiradentes, 3360, em Porto Velho, a criação do Batalhão de Policiamento Tático de Ação e Reação ao Crime Organizado – BPTAR, Batalhão sargento PM Márcio Rodrigues da Silva, com policiais militares de diversas Unidades da capital e interior, treinados e prontos para atuarem nessa natureza de eventos. O anúncio foi feito pelo comandante-geral da Instituição, coronel PM Regis Braguin. O uniforme e viaturas serão apresentadas no evento.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, determinou ao comandante da PM, tolerância zero contra o crime organizado, este, também, foi um dos motivos da criação do Batalhão.. Este Batalhão será especializado no combate ao tráfico de drogas, extorsão, crime organizado e outras atividades criminosas que afetam a segurança pública. “O objetivo é fortalecer a presença policial em áreas críticas e desarticular quadrilhas que atuam na região”. A iniciativa faz parte de um plano mais amplo de segurança, que inclui investimento em tecnologia, treinamento e inteligência policial. A medida é uma resposta às crescentes demandas da população por maior segurança e justiça.

A criação do Batalhão de Policiamento Tático de Ação e Reação ao Crime Organizado – BPTAR, representa um marco na luta contra as organizações criminosas que atuam de forma estruturada e coordenada. Por meio da implementação dessa unidade especializada, a Polícia Militar visa combater de maneira mais eficaz os diferentes tipos de crimes organizados que ameaçam a segurança pública, promovendo a integração de ações e o uso de estratégias específicas para enfrentar essa complexa realidade.

Na justificativa para criação do Batalhão, o comandante-geral da PM, coronel Regis Braguin, explicou que nos últimos anos, tem se verificado um aumento das ações relacionadas ao crime organizado e sobretudo das facções criminosas, ocasionando um aumento exponencial nos índices criminais do Estado, acarretando em homicídios, roubos e furtos, situações que afligem diretamente o cidadão e desencadeiam na Polícia Militar à necessidade de adequar as novas formas de policiamento ostensivo no tocante a atender a demanda existente.

O crime organizado é uma realidade presente em diversos países, caracterizado pela atuação de grupos que buscam obter lucro por meio de atividades ilícitas como tráfico de drogas, armas, pessoas, corrupção e lavagem de dinheiro. Essas organizações possuem estruturas bem definidas, utilizam a violência como meio de alcançar seus objetivos e representam uma ameaça significativa para a sociedade. A contextualização desse cenário é viável para compreender a importância da criação de um batalhão especializado no enfrentamento do crime organizado e na proteção da ordem pública.

HOMENAGEM

O sargento PM Rodrigues incorporou as fileiras da Polícia Militar de Rondônia (PMRO) em 01/12/2006 e desde o início de sua carreira militar labutou no Batalhão Belmont, onde devido sua perspicácia, comprometimento e integridade passou a compor o Pelotão de Força Tática. No dia 03/10/2020, durante atendimento a uma ocorrência em uma área rural na região de Mutum Paraná, foi alvejado e infelizmente veio a óbito.

O nome do BPTAR, na data de hoje, recorda o policial abnegado e leal, que honrou o juramento feito ao incorporar a Briosa Policia Militar de Rondônia até o último suspiro, deixando um legado que será honrado e que ecoará pela eternidade.

Fonte: Assessoria da Polícia Militar


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *